APRESENTAÇÃO
III AFRONTE - Festival de Cinema da Diversidade Sexual, Racial e de Gênero é uma realização da Caboré Audiovisual e acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024, de forma presencial na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.
O AFRONTE consiste na difusão e exibição de curtas-metragens nacionais e potiguares, com foco em obras realizadas por mulheres, pessoas negras e indígenas e/ou pertencentes à comunidade LGBTQIAP+. Não obstante, o festival também aceita inscrições de obras realizadas por pessoas que não pertençam aos grupos acima citados, contanto que sua equipe contenha diversidade de gênero, racial e sexual, e que a narrativa da obra aborde pautas desses grupos.
A programação do festival é composta por mostras competitivas e não-competitivas de curta-metragem, além de atividades formativas como palestra, masterclass e oficinas. Toda a programação do festival é oferecida à população de forma gratuita.
Nossa intenção é compor diferentes mostras com uma diversidade de realizadores e/ou temáticas que contemplem a diversidade de gênero, racial e sexual, reforçando nossa multiplicidade de vivências e a constante necessidade da representatividade dentro e fora das telas.
HISTÓRICO DO FESTIVAL
A primeira edição do AFRONTE foi realizada em dezembro de 2019, no formato de mostra de filmes. Sob o nome de “AFRONTE - Mostra de Cinema LGBTQI+”, a curadoria buscou filmes inscritos de todas as regiões do país, foram 25 curtas-metragens, divididos em 4 mostras competitivas. Durante o período do festival, o site do AFRONTE obteve mais de mil acessos, onde o público pôde assistir aos filmes selecionados e votar no melhor filme de cada mostra. No âmbito de ações formativas, foselecionados ram realizadas três oficinas online: Ficção Como Arma de Guerra, com Anti Ribeiro; Gênero e Representatividade LGBTQIAP+ no Audiovisual, com Germana Belo; e Automaquiagem Drag, com Judson Andrade. Ao final da programação, o festival distribuiu 15 prêmios divididos entre o Júri Oficial, Júri Popular e Júri da Crítica.
O II AFRONTE - Festival de Cinema LGBTQIAP+ contou com o aporte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, via Lei Aldir Blanc.
confira o making of da segunda edição
TERCEIRA EDIÇÃO
Na sua terceira edição, o festival amplia seus horizontes e passa a se chamar AFRONTE - Festival da Diversidade Sexual, Racial e de Gênero. A mudança está em consonância com os objetivos do projeto desde a sua primeira edição, trazendo como foco não apenas a pluralidade sexual, mas também a diversidade de gênero e de raça.
O festival será realizado no período do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, de 28 a 30 de junho. A programação contará com quatro mostras competitivas e uma mostra não-competitiva com a temática “Amor na Terceira Idade”, além de ações formativas, atrações musicais e feira livre.
O III AFRONTE - Festival de Cinema da Diversidade Sexual, Racial e de Gênero é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco do Nordeste, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura através da Lei Paulo Gustavo.