Oficina “Escrita para o roteiro audiovisual”, com Matheus Arruda
Em parceria com o @marte_lab
Data: 28 de Junho
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório do Complexo Cultural RAMPA
A oficina é exclusiva para o público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas negras e pessoas indígenas.
As inscrições se encerram no dia 17 de junho e a seleção será divulgada no dia 20 de junho.
Descrição da oficina: "Escrita Audiovisual" se propõe a explorar o gesto e o hábito de escrever para mídias audiovisuais (tais como cinema e televisão) em todas as suas formas e variedades para o desenvolvimento de cenas, personagens e narrativas em geral. A abordagem é introspectiva ao abarcar a diversidade de métodos possíveis na produção de um roteiro ao invés de buscar uma fórmula única, explorando técnicas usadas por roteiristas no passado da mídia cinematográfica.
Sobre Matheus Arruda: Mestre em Comunicação, com estudos direcionados ao cinema de gênero latinoamericano, e Bacharel em Cinema & Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Matheus Arruda acumula diversas colaborações de roteiro, direção e dublagem em produções universitárias e independentes, a exemplo de "TABA" (VIII Janela Internacional de Cinema), e “Amor By Night” (Vancouver Queer Film Festival), no qual assina o roteiro com seu irmão, Henrique Arruda. Paralelo à jornada audiovisual, o roteirista também desenvolve trabalhos de pesquisa e estudos na área de quadrinhos. Autor da HQ online "A TRIBO",Matheus Arruda tem se destacado atualmente por suas constantes colaborações com o mercado independente de quadrinhos, através de editoras como a reconhecida “ZOOP”, para as quais assina sob o pseudônimo de Matt Mortal.
Oficina: “Vou pintar um arco-íris de energia”, com Henrique Arruda
Em parceria com o @marte_lab
Data: 29 de Junho
Horário: das 9h às 13h
Local: Auditório do Complexo Cultural RAMPA
A oficina é exclusiva para o público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas negras e pessoas indígenas.
As inscrições se encerram no dia 17 de junho e a seleção será divulgada no dia 20 de junho.
Descrição da oficina: “Baseado na experiência pessoal e vivência de set do Diretor, Roteirista e Diretor de Arte pernambucano Henrique Arruda, a oficina “Vou Pintar Um Arco Íris de Energia: Os Elementos básicos da Direção de Arte para o Cinema Queer Contemporâneo” pretende desenvolver em seus alunes, noções básicas de um dos departamentos mais importantes para a construção de uma narrativa audiovisual, a Direção de Arte, cumprindo, portanto, uma das maiores lacunas do próprio setor, a de formação.”
Sobre Henrique Arruda: “Indicado ao 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, da Academia Brasileira de Cinema, na categoria curta-metragem por "Os Últimos Românticos do Mundo", Henrique Arruda é natural de Recife, Pernambuco, e trabalha com cinema nas áreas de Roteiro, Direção, e Direção de Arte. Possui 6 curtas-metragens autorais realizados, que juntos somam mais de 70 prêmios, e exibições em mais de 150 janelas ao redor do mundo.”